Projeto Atitude Positiva

Projeto Atitude Positiva
O Projeto Atitude Positiva é um programa de promoção de comportamentos saudáveis e de prevenção de comportamentos de risco, focado no desenvolvimento de competências socioemocionais dos alunos e na promoção do ajustamento escolar na transição de ciclo. O projeto inclui atividades dirigidas a todos os agentes escolares, facilitando que estes possam ser elementos de promoção e manutenção das referidas competências.

logo-AtitudePositiva_1_.jpg

O Projeto Atitude Positiva foi implementado pela primeira vez, no ano letivo de 2004/2005, em três escolas básicas de 2º e 3º ciclos do concelho de Torres Vedras, apoiado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência e pelo Município de Torres Vedras, no âmbito do Plano Municipal de Prevenção das Toxicodependências.

O Projeto começou por ser um programa de prevenção, nomeadamente de toxicodependências, sendo a componente principal a promoção de competências pessoais e sociais dos alunos. Estas são competências relativas ao reconhecimento e gestão de emoções, à compreensão do ponto de vista do outro, ao estabelecimento de comunicação positiva, à decisão por opções responsáveis, gestão apropriada de conflitos interpessoais e à integração adequada em grupos de trabalho.

O Projeto Atitude Positiva também apoia a ligação entre os alunos e a escola através de práticas envolventes e positivas, abrangendo todos os agentes escolares, de forma a que estes possam ser elementos de promoção e manutenção das referidas competências e inclui ainda o acompanhamento e encaminhamento de situações de risco. Viu o Projeto a sua ação ser prolongada no letivo seguinte em mais três agrupamentos escolares do concelho de Torres Vedras.

Em agosto de 2010 o ATV registou a Marca Atitude Positiva no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Marca Nacional nº 467359).

Atualmente atua ao nível do 1º, 2º e 3º ciclos em todos os Agrupamentos Escolares do Concelho de Torres Vedras e Cadaval, nos seguintes eixos de intervenção:

- Desenvolvimento de competências socio-emocionais;
- Promoção do sucesso escolar, através de programas de ajustamento escolar
(Transição Positiva para o 1º e 2º ciclo);
- Formação de pais, assistentes operacionais e professores, fomentando-se a possibilidade de serem agentes na promoção de competências;
- Avaliação de fatores de risco e de equilíbrio;
- Acompanhamento psicológico e tutoria psicopedagógica.

Como reflexo do rigor científico com que o projeto é conduzido, importa referir que foi identificado como uma referência na área da psicologia, em território nacional, por académicos, no artigo “Social and Emotional Learning and Academic Achievements in Portuguese Schools: A Bibliometric Study” [Cristóvão, Ana; Candeias, Adelina; Verdasca, José (2017)] publicado na revista Frontiers in Psychology, por ser o mais citado, ter mais alunos envolvidos e mais publicações científicas (mais de 20 estudos publicados no decorrer dos vários anos letivos).

Adicionalmente participa em congressos nacionais e internacionais, com a apresentação de comunicações, possibilitando a troca de experiências entre profissionais da área, criado condições para o estabelecimento de parcerias e o cumprimento de parâmetros internacionais de comprovação de resultados, que permitem consolidar a confiança dos resultados do Projeto Atitude Positiva. 

Sabe mais sobre o projeto AQUI!

Artigos e Congressos

Ações do Projeto Atitude Positiva

Notícias relacionadas
Notícias

STOP BULLYING

20 outubro, 2022

STOP BULLYING!Neste dia, os psicólogos do Atitude Positiva dizem não te cales, é urgente falar sobre este tema! "Denuncia" "Apoia" "Cuida" "Pede...

Saber mais

GIVEAWAY - Formação Programa de...

10 outubro, 2022

GIVEAWAY  Não perca a oportunidade de ganhar 25% desconto na  Formação Programa de Aprendizagem Socioeemocional Atitude Positiva - 3º ciclo, que irá...

Saber mais

Formação programa de aprendizagem...

26 setembro, 2022

Formação programa de aprendizagem socioemocional Atitude Positiva - 3° ciclo  A formação decorre em formato online, em horário pós-laboral, tendo...

Saber mais