Sabe mais sobre o projeto Atitude Positiva

logo-AtitudePositiva_1_.jpg
O projeto Atitude Positiva teve o seu início no ano letivo de 2004/05 nas Escolas de 2.º e 3.º ciclo de Campelos, Maxial e São Gonçalo (concelho de Torres Vedras). O projeto contou, nesse ano lectivo, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras e do Instituto da Droga e da Toxicodependência e era originalmente mais focado na oferta de formação para pais e encarregados de educação, professores e auxiliares de ação educativa. O projeto contemplava também intervenção com os alunos sob a forma de sessões de desenvolvimento sociocognitivo e foi com base nesta valência que foi implementada uma versão inicial do Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais para o 7.º ano. 
No ano letivo seguinte (2005/06) a Câmara Municipal de Torres Vedras apoiou a expansão do Projeto que se passou a desenvolver-se em todos os agrupamentos de escolas públicas do concelho de Torres Vedras (atualmente Agrupamentos Henriques Nogueira, Madeira Torres, Padre Vítor Melícias e São Gonçalo), e permitiu o alargamento para 3 psicólogos a tempo. O projeto abrange cerca de 2000 pessoas, na sua grande maioria alunos, mas também professores, pais e assistentes operacionais, nas várias atividades desenvolvidas pelos Psicólogos que colaboram no projeto.
Desde 2005/06 foram criadas várias valências e programas. Logo nesse ano, foi alargado e restruturado o programa de desenvolvimento de competências socioemocionais para o 3.º ciclo, e foram também criados o programa de desenvolvimento de competências socioemocionais para o 4.º ano e o programa de promoção do sucesso na transição escolar do 1º para o 2º ciclo, denominado Transição Positiva. No ano letivo 2009/10 foi criado o programa de desenvolvimento de competências socioemocionais para o 6º ano e, em 2013/14, no âmbito do Programa Comenius Regio, numa parceria com o Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira foi criado o Programa de Igualdade de Género. Adicionalmente, foi desenvolvido, a partir do ano letivo 2015/16 o programa Alimentação Positiva, que visa promover a alimentação saudável e combater mitos nutritivos nocivos para a alimentação. No ano lectivo 2016/17, dentro do Programa Escolhas, foi criado o programa de promoção do sucesso na transição escolar do 2º para o 3º ciclo, denominado Transição ao Cubo
Presentemente, o projeto integra 4 ações que visam, no geral, desenvolver competências socioemocionais criando condições mais favoráveis para a adoção de comportamentos saudáveis e pela redução de comportamentos de risco. Desta forma, o projeto apoia a criação de condições para o sucesso escolar e na vida, quer directamente através da intervenção nas transições de ciclo escolar, como indirectamente através dos programas de desenvolvimento de competências, ações de informação e sensibilização e pela formação dos agentes na utilização de certas ferramentas.
Ao longo dos anos, o Projeto acumulou algumas distinções: tendo sido reconhecido em 2015 como ES+ pelo Instituto de Empreendedorismo Social, e tendo o programa Alimentação Positiva sido um dos finalistas dos Food Nutrition Awards 2017 (na categoria de Alimentação).

Entretanto, começou a ser implementada uma extensão do projeto (Mais Atitude Positiva) em 2 dos agrupamentos (Henriques Nogueira e Padre Vítor Melícias) ao abrigo do Programa Escolhas. Este projeto, que foi classificado como o 2.º melhor da Zona Centro, permitiu alargar a ação do projeto nestes dois agrupamentos, bem como, permitiu a criação do novo programa mencionado acima.

No ano letivo 2018/2019, apoiado pela Câmara Municipal do Cadaval e pelo Portugal 2020/Centro 2020, passou a realizar-se também no concelho do Cadaval. O Projeto "Atitude Positiva Cadaval" composto por algumas das atividades que apresentam resultados comprovados como os programas de Aprendizagem SocioEmocional para o 4º, 2º e 3º ciclo e o Programa de promoção do ajustamento escolar na transição para o 2º ciclo (Transição Positiva), as tutorias psicopedagógicas pós-transição e as ações de sensibilização e informação relativas ao Bullying. No entanto, o Projeto Atitude Positiva Cadaval também passou a integrar algumas atividades inovadoras como o Programa de promoção do ajustamento escolar na transição para o 3º ciclo (Transição3e o Programa de promoção da igualdade de género.

POCentro_PT2020_FSE_Bom.jpg

Por tudo o mencionado anteriormente, este é um projeto de características únicas a nível nacional, possuindo uma relação direta com a Universidade que, para além da intervenção no terreno, desenvolve investigação. Os bons resultados que tem apresentado ao longo dos anos merecem, a atenção da comunidade científica internacional, tendo o projeto sido apresentado em diversos congressos em Portugal e no estrangeiro. Desta forma, o ATV demonstra como a aposta na qualidade e no rigor geram o envolvimento da comunidade e potenciam o desenvolvimento dos territórios.

Gostarias de ter o projeto na tua escola?

A nossa equipa
- Vítor Coelho (Responsável Técnico do Projeto)
- Patrícia Brás
- Vanda Sousa
- Ana Maria Romão
- Marta Marchante
- Patrícia Silva
- Sofia Saldanha

Agrupamentos de Escolas (Torres Vedras)
- Madeira Torres
- São Gonçalo
- Henriques Nogueira
- Padre Vitor Melícias

Agrupamento de Escolas do Cadaval


Outras notícias
Outras notícias

ATITUDE POSITIVA EM REPRESENTAÇÃO INTE

20/07/11 00:00

ATITUDE POSITIVA EM REPRESENTAÇÃO INTERNACIONAL Integrado num conjunto de acções de divulgação, o Projecto Atitude Positiva, que se trata de um projecto...

Saber mais

Bastonário da Ordem dos Psicólogos e V

23/03/12 00:00

O projecto "Atitude Positiva", promovido pelo Académico de Torres Vedras e com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, que visa o desenvolvimento de competências...

Saber mais

O projeto Atitude Positiva (ATV) realizo

11/06/13 00:00

No passado dia 7 de Junho, no âmbito do Programa Transição Positiva, o projeto Atitude Positiva (ATV) realizou um peddy-paper com os alunos do 4º ano das Escolas EB1...

Saber mais

AINDA NÃO ÉS SÓCIO ATV ?