Uma viagem vertiginosa pela história do cinema // Faz . Cria . Desafia - Ciclo de Oficinas Criativas

  • ATV
site-01-01_1__1_.png
Inscrições fechadas
Faz . Cria . Desafia - Ciclo de Oficinas Criativas


Workshop - Uma viagem vertiginosa pela história do cinema 
29 de Maio - 15h às 18h
Orador: Gonçalo Oliveira
No ATV: Praça do Município, 8  - Torres Vedras

Gratuito para sócios do ATV
Se não és, faz-te sócio! (secretariado@atv.pt // 919 859 106)
Valor de sócio:  2€ Mensal 
Disponíveis 5 entradas gratuitas para não sócios! Reserva já esta oportunidade.
Lotação Máxima de 15 pessoas no workshop.

Vem percorrer a(s) história(s) do cinema - exercício sempre difícil - dos brinquedos óticos ao cinema mudo, do sonoro aos nossos dias, através de excertos de filmes, com muita conversa à mistura...


“Os filmes vão cada vez mais até às pessoas do que as pessoas aos filmes”
Peter Greenway, realizador britânico 

Numa arte que marcou inteiramente o século XX, dos avanços tecnológicos à massificação e globalização de filmografias, em sumptuosos palácios ou em espaços improvisados, na eterna pulsão entre os estúdios de produção e os autores, imagens de marca de países ou indústrias culturais, zigazagueando e reinventando-se face às ameaças da televisão, do vídeo e mais recentemente da internet e das séries, o cinema fez o seu percurso e está hoje por todo o lado, cruzando-se com as mais variadas artes e tendências da sociedade.

Este diálogo, que pretende ser pouco formativo e mais prazeiroso e partilhado, de forma informal, procurará voltar atrás para olhar para a frente, percorrendo uma possível história do cinema (exercício sempre difícil), dos brinquedos óticos ao cinema mudo, do sonoro aos nossos dias, através de excertos de filmes, com muita conversa à mistura... tudo isto em 3 horas vertiginosas!

Nesta formação vais ter acesso a:

  • Uma primeira ou até mesmo uma segunda porta de entrada para este mundo fascinante das imagens em movimento, que continua a deslumbrar gerações.
  • Uma viagem alucinante por mais de 150 anos de história, por ordem cronológica, desde o pré-cinema até aos dias de hoje.
  • Absorver, em doses moderadas, a referência a sensivelmente 80 títulos de filmes, alguns deles visionados através de excertos, sobretudo do cinema ocidental (há muito cinema para além daquele que habitualmente conhecemos, mas o tempo não vai dar para tudo).
  • Ou se o caminho não for por aí, poderá ser menos isto e mais uma conversa animada à volta de filmes, das idas ao cinema e das experiências que muitos de nós guardam para a vida.
  • Ou será uma “sessão dupla” que contará com ambas as abordagens, podendo os presentes entrar num estado de felicidade total?

Agora é contigo, vais reservar o teu bilhete ou não?

Inscrições necessárias
Data Limite- 28 Maio


O email é um dado obrigatório no ato de inscrição. 


site-02_1__1_.png
site-03.png

 

AINDA NÃO ÉS SÓCIO ATV ?