O ATV vai marcar presença, uma vez mais, no FNI - Festival Novas Invasões, festival bienal que transforma Torres Vedras num estaleiro criativo, cruzando diferentes temporalidades: passado, presente e futuro. A edição deste ano vai ter lugar entre os dias 28 e 30 de agosto de 2025, com um programa diversificado que inclui performances, música, teatro, dança, instalações artísticas e experiências imersivas para explorar o centro da cidade.
Num formato que já é tradição, o ATV volta a marcar presença no Mercado Oitocentista - espaço de recriação histórica que ocupa o Largo de São Pedro, o Largo Wellington e a Rua Almirante Gago Coutinho - com a "Taberna Velha", ponto de encontro para os melhores petiscos e para as conversas mais animadas.
Paralelamente, participamos na Programação Cultural dos três dias de Festival, com iniciativas pensadas para enriquecer as visões sobre o território, partindo da realidade dos espaços e comunidades com quem trabalhamos:
Instalação Audiovisual sobre Histórias de Vida
28, 29 e 30 de agosto | 9h00-18h00 | CCC - Cooperativa de Comunicação e Cultura
Na casa de todos nós, encontramos as vizinhas e os vizinhos que tornam tão especiais os bairros da Encosta de São Vicente, em Torres Vedras. Vamos vê-los e ouvi-los, conhecer as suas histórias e deixar-nos acalentar pelos seus olhares e pelas vozes que povoam as nossas ruas. Os caminhos da escuta são ricos e poder partilhar as dores e as alegrias dos que nos abriram as portas, é um privilégio inigualável. Um convite a viajar por entre sons, imagens e ambientes da Encosta. Calcorrear passados e presentes. Viajar pela vida.
29 de agosto (sexta) | 21h00 | Largo de Santo António
Um momento de união entre o Coro ‘Música Sem Idade’, parte integrante do projeto do ATV, “Somos Comunidade”, e a banda da Associação Esperteza Saloia, reinventando a música tradicional portuguesa com novas sonoridades. Com um repertório que atravessa gerações, este espetáculo convida-nos a redescobrir melodias intemporais com novos ritmos.
30 de agosto (sábado) | 23h00 | Largo do Município
Laçorda Campos, “aclamado poeta” oriundo de Torres Vedras, deambula pelas ruas da cidade, na companhia do seu guitarrista acompanhante, Frodo. Através das suas reflexões, viagens de ego, e desassociações, leva-nos com ele num levantar de questões acerca da identidade, individual e coletiva, de forma humorística e exagerada. Laçorda, poeta que, num primeiro olhar, tem tudo: fama, uma ostentosa casa, bens materiais a perder de vista; contempla, de forma descontrolada e emotiva, os espaços de Torres Vedras onde brincou e recebeu os seus primeiros valores sociais. Tentando separar-se abruptamente das suas raízes, e procurando prazer e felicidade nas riquezas materiais, Laçorda confronta-se com o paradoxo: "a felicidade está nos outros”, e é forçado a chegar à conclusão de que “quem eu sou não é apenas onde estou, mas onde estive, e com quem eu estive."
A entrada é livre.
Junta-te a nós e vem viver o tempo das fogueiras!