Jornal Somos Comunidade renova a imagem

O Projeto Somos Comunidade, promovido pelo ATV - Académico de Torres Vedras, publicou recentemente a 7.ª edição do seu jornal comunitário, com uma imagem gráfica melhorada e paginação mais profissional.

Nesta nova edição, a primeira rubrica “Vozes d’aqui” é sobre o percurso de vida de Lúcia Félix - moradora de longa data no Bairro Reis. A história da Encosta de São Vicente é contada nas rubricas: “De trás para a frente”, onde se revelam as memórias do Café Xeirinho e a curiosa origem desta designação; na rubrica “Tá na placa” é homenageado Leonel Trindade - rua onde está localizado o Centro de Artes e Criatividade; e ainda na rubrica “Mostra-me como foi” é possível ver um antes e depois da Fonte dos Amores, no Parque do Choupal.

A voz dos cidadãos é ouvida nas rubricas “Gosto/ Não gosto” e “Quiosque da Utopia”, onde cada morador diz de sua justiça o que está bem ou mal no seu bairro. Humor não podia faltar e, por isso, a rubrica “Boca no Trombone” é um cartoon satírico, assinado pelo desenhador Mordaz, desta vez sobre o corte abusivo de árvores.

E, como a vida nos bairros mudaram e, tem tido muitas atividades semanais desde 2023, a rubrica “Nós e os outros” partilha as notícias dos diversos bairros, - com tudo o que tem acontecido no espaço do Projeto Somos Comunidade. Além destas, existem rubricas de opinião, retratos fotográficos, curiosidades dos bairros, desenhos de rua, receitas culinárias e muito mais.
 
Este jornal é assim um megafone das histórias de vida e dos sonhos dos habitantes da Encosta de São Vicente composta pelos Bairros do Forte, Choupal, Cruz das Almas, Floresta, Matadouro, Reis, Barreto e Ameais. É, também, um espaço de partilha de ideias e soluções que - para resolver problemas comunitários - , pretende ouvir, envolver e dar voz às pessoas deste território.

Através de uma perspetiva construtiva, tem como intenções: incentivar a mudança, influenciar decisões e aumentar o impacto dos cidadãos na democracia local. A abordagem de proximidade do jornalismo comunitário apela à ação, tendo em vista a transformação sociocultural de um território periférico com pouca participação cívica, maioritariamente composto por seniores. Recorde-se que, entre 2014 e 2017, existiu um jornal deste género no centro histórico de Torres Vedras, o Mila Gaipa. 

O Jornal Somos Comunidade é composto por 12 páginas com rubricas distintas, tem periodicidade trimestral e uma tiragem de 300 exemplares, sendo distribuído gratuitamente porta-a-porta na Encosta de São Vicente. A versão digital está disponível para leitura na plataforma Calameo.

| A publicação deste jornal conta com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras. | 


Outras notícias
Outras notícias

Projeto Somos Comunidade arrancou este m

10/11/21 00:00

O Projeto “Somos Comunidade” teve o seu início em outubro de 2021 e é promovido pela Associação ATV – Académico de Torres Vedras, sendo...

Saber mais

Projeto Somos Comunidade é, cada vez ma

25/03/22 00:00

Após o ATV – Académico de Torres Vedras ter tomado conhecimento que tinha sido apoiado pelo programa Bairros Saudáveis e que finalmente o Projeto Somos Comunidade ia...

Saber mais

Projeto Somos Comunidade - Lançamento d

13/05/22 00:00

O jornal do projeto Somos Comunidade teve a sua “estreia” com o lançamento da edição número um no passado mês de Abril, tendo sido distribuído...

Saber mais

AINDA NÃO ÉS SÓCIO ATV ?