Torrienses Históricos na “Non Stop” mais dura de sempre

A "Bikes World Portugal by ATV" conquistou um fantástico 11º lugar entre as 322 equipas que alinharam à partida para 7ª edição do "Madrid Lisboa Non Stop", competição de btt que percorreu entre sexta-feira e sábado, mais de 770 km de caminhos rurais entre estes dois distritos ibéricos.
A equipa composta pelos atletas torrienses Alexandre Elias, Rogério Silva, Rui Veloso e Tiago Jesus participou no desafio como "embaixadora" da cidade de Torres Vedras e foi a brilhante vencedora da categoria e a 2ª melhor portuguesa em prova, depois de cruzar a meta final instalada em Alenquer ao fim de 36 horas, 19 minutos e 38 segundos.
Depois duma participação bastante azarada em 2018, a formação torriense partiu para Madrid mais experiente e determinada em melhorar o seu desempenho, mas o desafio ibérico viria a revelar um facto inédito em toda a história do evento. A chuva caiu intensamente durante quase toda a competição, tornou os caminhos de terra bastante pesados, as zonas de pedra escorregadias e aumentou a dificuldade de navegação por gps, tornando a edição 2019 na mais dura de sempre.
O Tiago foi o eleito para dar início à aventura torriense na mais longa prova sem paragens do mundo das bicicletas de todo o terreno e como prémio pela sua 4ª participação no evento, teve a sorte da chuva não aparecer justamente nos cerca de 150 km das duas etapas que concluiu com sucesso. As dificuldades começaram a surgir no segundo setor quando o Rui foi vítima de acidente que o deixou com algumas escoriações profundas no corpo e bastantes dores na zona do ombro, levando a equipa a temer o pior. Mas ele não se resignou e com muito espírito de sacrifício e uma enorme força mental levou a sua missão até ao fim, concluindo a etapa com um excelente desempenho, o mesmo com que viria a enfrentar a 6ª e a 9ª.
O Rogério foi o terceiro elemento a entrar em prova e a primeira de três jornadas que tinha pela frente não se adivinhava fácil. O atleta mais cotado da equipa partiu de Burgohondo sob forte diluvio e pairou um clima de grande preocupação no seio da equipa, mas com o avançar dos quilómetros a chuva foi dando algumas tréguas e bem ao seu estilo ele chegou rapidamente a Navalperal de Tormes. À sua espera tinha o elemento mais veterano da equipa para assumir a primeira etapa totalmente noturna. O Alexandre cumpriu os 60 km do percurso da 4ª etapa em 2 horas e 23 minutos e foi ele que à 8ª etapa teve o privilégio de entrar em solo português. Com a chegada a Ponte de Sôr, o Alexandre entrou para a restrita lista de atletas que concluíram com sucesso o percurso de todas as 10 etapas do desafio "Madrid Lisboa non stop".
Rogério Silva foi quem teve a missão de fechar a participação da equipa e já depois de cruzar a meta na "Vila Presépio" afirmou que "a classificação nunca foi o nosso grande foco, assumimos sempre o objetivo de chegar ao fim de forma segura e por isso não arriscámos demasiado, foi tudo acontecendo naturalmente. Apesar das condições meteorológicas bastante adversas, que costumam afetar-me particularmente, senti que tínhamos uma missão pela frente, a nossa terra e os nossos parceiros para dignificar e desistir nunca foi tema entre nós. As condições do terreno nesta última etapa eram muito duras e foi levar o corpo já cansado até ao limite, mas chegar aqui em 11º e com tantos amigos e família à nossa espera, é extremamente gratificante. Estou mesmo muito orgulhoso pelo desempenho e atitude dos meus colegas e realço o incansável trabalho do nosso staff, com o Nuno na condução da caravana e no apoio técnico e o João Caetano no processo essencial de recuperação do nosso estado físico. Foram dias de muito companheirismo, entreajuda, amizade e superação, e uma experiência que ficará para sempre. Em nome de toda a equipa, quero agradecer a quem nos ajudou a chegar até aqui e a todos que de uma forma ou de outra nos deram muita força através das manifestações de apoio que fomos recebendo."

TEXTO| AfterTwo //Works
FOTOS| Francisco Macieira e AfterTwo //Works

ApartidaparaMadridfoisaudadaporváriosamigos_fotoAfterTwo_works.JPG
Equipaemfotodefamiliaantesdapartida_fotoAfterTwo_works.JPG
EquipaexibebandeiradaCidadeedoATVnametafina_fotoFranciscoMacieira.JPG



Outras notícias
Outras notícias

12º Maratona ATV55 -Torres Vedras

A partir do Parque Verde da Várzea em Torres Vedras, o ATV55 proporcionou a atletas, famílias, empresas apoiantes, clubes ou associações, amantes da modalidade ou...

Saber mais

Pedro Marciso já é um "Titan”

O titulo é atribuído a todo o Atleta que tenha terminado o desafio Titan Desert com sucesso, e o torreense Pedro Narciso alcançou-o no passado dia 30 de abril, ao concluir os...

Saber mais

Atleta do ATV no "Dakar das Bikes"

O Atleta Pedro Narciso da equipa ATV – Torres Vedras, vai participar na edição 2016 da Titan Desert, uma das provas mais duras do Mundo do BTT, que se realiza de 24 a 30 de...

Saber mais

AINDA NÃO ÉS SÓCIO ATV ?