Terminou projeto "Os Livros dos Filmes, Os Filmes dos Livros"

Partindo da premissa de se estabelecerem pontes e sobretudo como incentivo à leitura junto dos alunos, tendo por base o cinema e o cruzamento entre livros e filmes, a iniciativa “Os Livros dos Filmes, Os Filmes dos Livros” foi um projeto piloto que decorreu entre outubro de 2018 e abril de 2019, resultante da parceria entre o ATV, a Biblioteca Municipal de Torres Vedras e as turmas do 7ºA (EB2,3 Maxial) e do 10º H (escola sede) do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira.

Durante as cinco sessões de trabalho, os alunos puderam perceber como são feitas, no geral, as adaptações dos livros ao cinema, o que é um guião ou mesmo como é o mundo do cinema, as profissões e a linguagem cinematográfica. Nas sessões práticas, foram divididos em grupos e exploraram excertos das obras selecionadas para o efeito, os livros “A Invenção de Hugo Cabret" de Brian Selznick (7ºA) e “Fahrenheit 451” de Ray Bradbury (10ºH), e as respetivas abordagens cinematográficas. Todos puderam passar pelas duas experiências (leitura do livro e visionamento dos filmes), permitindo que fizessem uma apreciação crítica sobre o trabalho autoral realizado e que o partilhassem em contexto de turma.

No último dia do projeto, dando a conhecer as instituições municipais que trabalham e representam as artes em questão (literatura e cinema), foram realizadas visitas guiadas à Biblioteca Municipal e ao Teatro-Cine de Torres Vedras.

Foi uma experiência positiva para todos, deixando antever possibilidades futuras de colaboração noutros domínios, nomeadamente na criação de uma curta metragem.
O ATV gostaria de agradecer à Biblioteca Municipal e ao Município pelo desafio lançado, bem como, a todos os professores (bibliotecários e titulares das turmas e disciplinas) que colaboraram com o projeto.


Outras notícias
Outras notícias

Estreia do filme Olhar em Roda

O ATV - Académico de Torres Vedras irá estrear o seu primeiro filme com o título Olhar em Roda, numa sessão especial do ciclo Café com Filmes, no próximo...

Saber mais

Iniciou a nova temporada do Café com Fi

13/01/12 00:00

Ano novo, vida nova. Teve início no dia 12 de Janeiro, no Teatro-Cine de Torres Vedras, a nova temporada do Café com Filmes. Numa renovada parceria entre o ATV e o Teatro-Cine, e...

Saber mais

Dia 22 de Março - Café com Filmes - ex

09/03/12 00:00

Dia 22 de Março o Café com Filmes exibe o últimofilme deste trimestre, As Quatro Voltas de Michelangelo Frammartino, umfilme poético sobre a relação do...

Saber mais

AINDA NÃO ÉS SÓCIO ATV ?