Vamos Ver Estrelas ?! // Observação do Céu com Telescópio

  • Parque Verde da Várzea, Torres Vedras

telescópio.png
Vamos ver estrelas tem 3 sessões, nos dias 8 Junho, 6 Julho e 14 Setembro no Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, para uma observação do céu com telescópio.

Está prevista a observação da Lua em fase crescente e a observação dos planetas Júpiter e Saturno.
(Mais informações em breve)

Plano dia 08 Junho:

O maior Planeta do Sistema Solar encontra-se na posição mais próxima da Terra e com a face totalmente iluminada pelo Sol. Será mais brilhante que em qualquer outra época do ano. Este é o melhor momento para ver e fotografar Júpiter e suas luas. Um telescópio de tamanho médio deve ser capaz de mostrar alguns dos detalhes nas faixas de nuvens do Jupiter. Um bom par de binóculos deve permitir que você veja as quatro maiores luas de Júpiter, aparecendo como pontos brilhantes em ambos os lados do planeta.

Jupiter e Lua serão visivéis a partir do anoitecer (Por do sol: 21h01). A proximidade da terra a Jupiter vai permitir uma observação melhor do planeta.

Plano dia 09 Julho:

Saturno encontra-se numa posição proxima à Terra. O planeta e o seu Anel vão estar mais brilhantes que em qualquer outra altura do ano. É a melhor altura para observar o Planeta Saturno. Antares na constelação de Escorpião é uma estrela supergigante e das mais brilhantes do céu, por comparação com o nosso sol, a parte mais externa de Antares estaria entre Marte e Jupiter.

Jupiter, Saturno e Lua serão visivéis a partir do anoitecer (Por do sol: 21h06). A Lua deixará de ser visivel perto das 23h30. A proximidade da terra a Saturno vai permitir uma observação melhor do planeta. Objectivo principal observar Saturno na altura em que está mais proximo da Terra.

Plano dia 14 Setembro:

A Lua encontra-se na sua totalidade refletida na Terra, pois ela se opõe ao Sol em relação à Terra.

Júpiter, Saturno e Lua serão visíveis a partir do anoitecer (Pôr do sol: 19h47). A Lua será visível a partir das 20h21. 

Objetivo principal observar a Lua Cheia.

A observação noturna é aberta a toda a população.

Horário: 22h00 às 00h00
Local: Parque Verde da Várzea, Torres Vedras
(Entre a estátua Joaquim Agostinho e o Roots, na calçada)

A participação é gratuita.

*Atividade dependente das condições atmosféricas

Vive o melhor da Ciência!

site_barra.png

AINDA NÃO ÉS SÓCIO ATV ?