Ser a Brincar

Ser a Brincar

logo_SerABrincar-02.jpg
Este projeto desenvolve a área de expressão dramática como atividade de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico, tendo tido início no ano letivo de 2007/08, no concelho de Torres Vedras. Em setembro de  2014 foi implementado em todos os Agrupamentos de Escolas de Torres Vedras e ainda no Agrupamentos de Escolas da Ericeira.

Prosseguindo uma metodologia que assenta na educação pela arte, o projeto foi criado com o intuito de promover uma educação artística, estimulando as crianças para uma experimentação de diversas linguagens artísticas e sensibilizando-as para valores estéticos. A educação artística contribui para a construção de vários tipos de literacia, e não só necessariamente a verbal, proporcionando aos alunos uma variedade de modos de perceber, pensar e comunicar.

Este enriquecimento curricular desenvolve o bio-psico-motor da criança e potencia a sua expressividade e criatividade. Por outro lado, atua ao nível da consciencialização de valores, ajudando a criança a adequar e melhorar as suas relações sociais. Na verdade, a expressão dramática possibilita que a criança se conheça, conheça o outro e o meio circundante.

A equipa responsável pela implementação do Projeto Ser a Brincar é composta por treze monitores e uma coordenadora do projeto.

6 Agrupamentos de Escolas

13 Professores

1388 Alunos

 

Descobre tudo sobre o projeto através do Facebook!

SICA A BRINCARlogoFinal_MusicaBrincar-11.jpg

logoFinal_MusicaBrincar-11.jpg

Música a Brincar

Projeto de desenvolvimento da Expressão Musical, assente num trabalho de exploração de sons e ritmos, que a criança produz e explora espontaneamente e que vai aprendendo a identificar e a produzir. Com base num trabalho sobre os diversos aspetos que caracterizam os sons (intensidade, altura, timbre, duração), chegamos depois à audição interior, ou seja, a capacidade de reproduzir mentalmente fragmentos sonoros.

Os cinco eixos que guiam este projeto são: escutar, cantar, dançar, tocar e criar.

Este projeto não tem como objetivo o ensino de um ou mais instrumentos musicais (pretende-se uma familiarização e não uma mestria com os mesmos) e a aprendizagem de leitura/escrita de música. Pretende-se valorizar o reconhecimento das qualidades sonoras que servirão de base à educação musical iniciada no 2º ciclo.

Em funcionamento desde o ano letivo (2016/2017) no Agrupamento de Escolas da Ericeira, tem como objetivo dar resposta às necessidades sentidas pela comunidade educativa ao nível da aprendizagem da música.

Este projeto é dinamizado em parceria com a Câmara Municipal de Mafra.


AmbienteaBrincar_cor.png

Ambiente a Brincar
Este projeto funciona como atelier, no colégio Art e Manha em Mafra. Envolve 1 professor e cerca de 20 alunos. Neste atelier os alunos aprendem, de forma lúdica, os 5 R’s: Repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.


CriArte_Logo-11.jpg

Criarte

No ano letivo 2018/2019, desenvolveu-se a atividade CriArte, no agrupamento Henriques Nogueira, com os alunos do 1º ciclo e JI. Esta atividade, envolve um professor, 186 alunos e pretende desenvolver as artes plásticas. Os alunos poderão conhecer melhor as técnicas plásticas, os artistas e desenvolver projetos artísticos.


Notícias relacionadas
Notícias

Hora dos Monstros chegou para te dar...

17 junho, 2020

No ano letivo 2013/2014, a equipa Ser a Brincar desenvolveu, com os alunos do Agrupamento de Escolas S. Gonçalo (primeiros e segundos anos), um projeto de construção de um...

Saber mais

Férias de Natal com o ATV

13 novembro, 2019

Para apoiar os pais nesta época agitada e proporcionar às crianças momentos de diversão e de aprendizagem através das artes e das expressões, o...

Saber mais

10 anos de Ser a Brincar

06 novembro, 2018

O projeto Ser a Brincar, uma das AEC’s (Atividades Extra Curriculares) do ATV – Académico de Torres Vedras, nasceu em 2007, tendo completado recentemente 10 anos letivos nas...

Saber mais